Manual do Aluno

  1. Organização didática
  2. Matrícula
  3. Adaptação dos alunos da Educação Infantil
  4. Avaliação do Ensino Fundamental
  5. Eventos especiais e publicidade
  6. A agenda e seu uso
  7. Uniforme
  8. Horários de entrada e saída e atrasos
  9. Alunos sem tarefas, assinaturas ou excluídos
  10. Observações gerais
  11. Orientações de estudo

1. Organização didática

O Centro de Ensino Criativo mantém os cursos de educação infantil desde o Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II, o ensino fundamental (1º ao 5º), de acordo com a legislação vigente.

2. Matrícula

As datas de início e término do período de matrículas ou de sua renovação, bem como as instruções para o procedimento, serão divulgadas pela secretaria através do mural, internet e de circulares.

As vagas são garantidas somente até os dias e horários marcados no cronograma.

Será igual para todos os matriculados o tratamento dispensado pelo Colégio, jamais prevalecendo preconceitos de ordem filosófica, étnica, política ou religiosa.

Será nula de pleno direito, sem qualquer responsabilidade para o Colégio, a matrícula que se fizer com documentos ou informações falsas ou irregulares, tornando seu responsável passível das penas previstas em Lei.

Nossos professores desenvolvem este senso crítico com os alunos em suas disciplinas específicas.

Não serão aceitas rematrículas de alunos que reprovam duas vezes na mesma série ou que tenham sido suspensos mais de duas vezes durante o ano, sendo concedida transferência. A matrícula poderá ser precedida de verificação de aprendizagem para alunos que vierem de outros Colégios.

A documentação necessária será informada em circular própria.

Sendo uma Entidade de iniciativa privada, portanto com administração própria, baseado no Código de Defesa do Consumidor, reserva-se a Direção o direito de aceitar ou não matrículas e rematrículas que julgue inadequadas ou incompatíveis ao Estabelecimento.

3. Adaptação dos alunos da Educação Infantil

Nas séries iniciais a criança será deixada por seu responsável sob os cuidados da professora pertinente a série dela e a mesma sairá em um horário especial que é feita na 1ª semana de aula ou em qualquer tempo em que venha se matricular, o responsável será informado do horário. E, caso o responsável deseje, será permitida a permanência do mesmo na secretaria, para que o mesmo se sinta seguro quanto a adaptação da criança, mais não será permitida a permanência em sala de aula.

No caso de desfralde, tudo terá que ser combinado mutuamente família e escola. Fiquem tranquilos. Estamos prontas para ajudar nesse momento tão delicado e importante.

As crianças da Educação Infantil têm um dia especifico para trazerem um brinquedo (o mais simples, para que possam promover a troca sem problemas de quebrar, que seja pertinente a idade deles e que não estimule a violência, como: arma de água, espadas, martelo e etc.). Será informado na circular, os horários de todas as atividades extras.

São ministradas aulas com professor de Educação Física desde o Maternal I voltada para o desenvolvimento pleno da psicomotricidade das crianças bem como a socialização e integração da mesma.

As aulas de Informática na Educação Infantil começarão a partir do Maternal II.

Não permitimos trocas de lanches trazidos pelas crianças, pois entendemos que temos muitos outros momentos para trabalharmos conceitos importantes, pois muitos têm problemas alérgicos e de outras ordens.

Não é permitido uso de colares brincos, pois coloca em risco a integridade da criança que vai ao parquinho constantemente para brincar.

Solicitamos aos responsáveis que no dia da fruta só enviem as que a criança esteja habituada a comer.

Mesmo na Educação Infantil, é de extrema necessidade que o aluno não chegue atrasado diariamente, pois, mesmo nesta fase, há uma rotina necessária para seu desenvolvimento pleno.

Todos os alunos da Educação Infantil são assessorados por nossas monitoras que auxiliam no banheiro.

Lancham num refeitório separadamente por turma.

O horário do parquinho é reservado a cada turma.

Sempre deverá ter um jogo de roupas de reserva na mochila do aluno para qualquer eventualidade.

.

4. Avaliação do Ensino Fundamental

A nota lançada no boletim é produto não só das arguições escritas e/ou orais, mas também da observação pessoal do professor quanto ao interesse no aprendizado, à colaboração e ao capricho nas tarefas escolares, à frequência e às atitudes disciplinares durante o ensino.

Frequência

A frequência às atividades programadas é obrigatória e permitida a alunos legalmente matriculados no Centro de Ensino Criativo. Por força de Lei será exigida frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação.

Recuperações

As recuperações serão PARALELAS ao ano letivo, conforme prioriza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

As notas bimestrais publicadas em boletim já virão influenciadas pelos estudos de recuperação – feitos em casa, em sala de aula com toda a turma e/ou nos horários de atendimento de reforço e recuperação paralela eventualmente oferecida em que o aluno for pelos responsáveis inscritos.

Alerta: não haverá segunda chamada para provas de recuperação.

A fórmula para cálculo da média anual final, que indicará a aprovação ou reprovação do aluno, está adiante discriminada.

Sistema para aprovação

A média para aprovação do aluno no CEC nos quatro bimestres é 7 (sete).

Mesmo que o aluno alcance um total de 28 pontos já no 3º bimestre, ele não ficará isento de fazer a avaliação do 4º bimestre.

O aluno que não alcance a média total de 28 pontos nos quatro bimestres terá direito a recuperação. Neste caso, todas as médias anteriores não valem mais e o mesmo terá que obter a média de 7 (sete) pontos na prova.

Lembramos que as faltas, sem apresentação do atestado que justifique o afastamento do aluno por motivo de doença ou outra situação, resultarão em reprovação. A aprovação do aluno somente ocorrerá com as médias citadas acima bem como a frequência superior a 75%.

Prova em 2ª chamada

O calendário de avaliações é marcado com bastante antecedência. O aluno que perder alguma prova deverá apresentar-se na secretaria munido de atestado médico a fim de requerer a 2ª chamada. O requerimento deverá ser feito pelo responsável e somente será aceito se feito até um dia após o retorno do aluno ao Colégio juntamente com apresentação de atestado médico. Em caso de doença grave que determine a permanência mais prolongada do aluno em casa, a secretaria deve ser comunicada.

O horário de término das atividades é 11h45min para a turma da manhã e 17h para a turma da tarde. Em dia de prova, a mesma é realizada antes do intervalo. Depois da prova, os alunos do 1º ao 5º ano retornarão as atividades onde a professora fará a revisão da matéria para a prova do dia seguinte.

Serão indeferidos requerimentos para realização de provas de recuperação em 2ª chamada. 1º ao 5º ano sem a apresentação do atestado médico.

5. Eventos especiais e publicidade

Anualmente o Centro de Ensino Criativo realiza eventos especiais (momentos cívicos, provões bimestrais, festa junina, feira de ciências, gincanas e outros) produzindo filmes e imagens publicitários visando o registro e a divulgação institucional das atividades e a participação e empenho dos alunos.

Caso alguma família se oponha ao eventual uso da imagem do aluno para divulgação de mensagens institucionais e ou em reportagens, deve comunicar esta oposição por escrito até 10 dias úteis após o início do ano letivo.

Em caso de impedimento de acesso do aluno à sala de aula por irregularidade comunicada e não atendida pela família, a empresa (Colégio) estará isenta de responsabilidade conforme o Estatuto do Menor e do Adolescente e o Código de Defesa do Consumidor.

6. A agenda e seu uso

A AGENDA ESCOLAR é um meio de comunicação entre a família e o Colégio e deve ser trazida diariamente pelos alunos até o 5º ano. O seu uso indevido ou má apresentação obriga a substituição imediata. Nela os pais dos alunos até o 5º ano registrarão, em relação aos filhos, pedidos de saída antecipada, aviso de doença ou mal-estar, justificação de ausências ocorridas ou qualquer outra justificação (sem a qual o aluno não será admitido em sala).

7. Uniforme

Sem o uniforme não será permitido o ingresso do aluno nos horários de aulas ou nas atividades programadas pela escola.

– Calçado: sapatos ou tênis preto sem detalhes e no caso dos menores aqueles de pisca-pisca.

– Camiseta ou moletom padrão do Colégio. (O moletom é alternativo à camiseta, todo branco ou azul sem detalhes).

– Calça padrão do Colégio (na falta terá que ser na cor da escola ou jeans).

– Casaco padrão do Colégio (O moletom é alternativo à camiseta, todo branco ou azul sem detalhe).

Para a educação física

– Bermuda ou calça/short saia no modelo do Colégio.

– Camiseta é a mesma de uso diário (trazer em duplicata).

– Obrigatório o uso somente do tênis. (não é permitindo nenhum outro tipo de sapato para segurança do aluno). É proibido uso de colares, brincos ou outros objetos que coloquem em risco nossos alunos em momentos de suas atividades.

Todo material deverá vir com nome bordado ou escrito por caneta de tecido. No dia de educação física o aluno deve trazer as duas camisetas de uniforme para troca em caso de necessidade. Não será permitida a permanência em sala de aula sem o uniforme.

Observação: O moletom é alternativo à camiseta e não substitui o casaco do uniforme. É NECESSÁRIO QUE SE TENHA O UNIFORME EM DUPLICATA e com identificação, pois raras serão as justificativas aceitas para o comparecimento sem ele.

8. Horário de entrada e saída e atrasos

Preste atenção nos horários fixados pela escola. O aluno que chegar após este horário somente poderá entrar após o sinal da 2ª aula.

9. Alunos sem tarefas, assinaturas ou excluídos

Alunos excluídos de classe, sem tarefa ou sem assinaturas dos responsáveis em avisos pendentes terão registrada a irregularidade na agenda ou em carta e deverá no dia seguinte apresentar a anotação, assinada pelos responsáveis, à inspetoria de disciplina, caso contrário não serão admitidos em sala.

10. Observações gerais

É importante lembrar que o Colégio não se responsabiliza por objetos deixados nas suas dependências.

Lembramos aos Senhores Pais que a Lei protege o menor contra o abandono intelectual e obriga o Colégio a comunicar ao Poder Judiciário e/ou ao Ministério Público quaisquer irregularidades graves que assim se caracterizem.

Visando o necessário contato com a família, a entrega de boletins, comunicados e outros poderão ter um recibo ou local de entrega determinados pelo Colégio, sendo a devolução (de recibos) ou a busca (na secretaria) obrigatória pelo responsável, sendo prevista a suspensão do aluno em caso de não cumprimento.

Aluno deverá

– Acatar as autoridades, manifestando respeito à Diretoria, Professores, Inspetores e Funcionários, tratando-os com carinho e respeito;

– Colaborar e participar de todas as atividades escolares;

– Ser assíduo às aulas e no cumprimento de todos os deveres escolares;

– Possuir o material exigido, conservando-o em estado de uso e de ordem e não trazer objetos de valor ou estranhos às necessidades de aula;

– Em caso de atraso dirigir-se à inspetoria de disciplina para que se faça o devido registro;

– Obter autorização da Direção para ausentar-se do Colégio ou deixar de participar de alguma atividade.

Não serão admitidas atitudes como

1º ao 5º

– Danificar o patrimônio do Colégio (danos ao patrimônio do Colégio serão ressarcidos pelos alunos e responsáveis, individual ou coletivamente);

– Entrar em sala após o professor ou retirar-se antes do término das aulas;

– Provocar algazarras ou brincadeiras de mau gosto com companheiros, Professores ou Funcionários no Colégio ou imediações;

– Usar ou facilitar o uso de meios ilícitos em provas, tarefas e assinaturas;

– O uso de telefones celulares não é permitido dentro das dependências escolares;

– Ocupar-se em sala de aula com qualquer atividade que seja alheia à matéria;

– Promover, sem autorização da Direção, comércio, coletas e subscrições no estabelecimento;

– Praticar ato ofensivo à moral e aos bons costumes;

– Permanecer em sala fora do horário de aulas e sem o professor;

– Portar objetos perigosos ou brinquedos que não sejam combinados pelos professores.

Sanções

Pela inobservância do exposto anteriormente e conforme a gravidade ou reiteração das faltas e infrações serão aplicadas aos alunos as seguintes penalidades:

I. Admoestação pelo professor;
II. Exclusão da sala de aula;
III. Suspensão temporária da participação em qualquer tipo de atividade escolar até o comparecimento dos responsáveis;
IV. Suspensão temporária da participação em qualquer tipo de atividade escolar;
V. Cancelamento da matrícula e concessão da transferência.

Obs.: A pena de suspensão será graduada em função da falta cometida e não isenta o aluno da obrigatoriedade da apresentação de trabalhos escolares, provas, testes ou outros previamente determinados. Avaliações perdidas durante a suspensão deverão ser requeridas para 2ª chamada – exceto as de recuperação

11. Orientações de estudo

A finalidade destas orientações é ajudar você!

Seguindo-as, você pode realizar um eficiente horário de estudos de forma racional e tranquila, possibilitando assim que você chegue bem preparado às provas e com a segurança necessária para alcançar um ótimo resultado.

Vamos lá?

Ao sentar-se para estudar, escolha um lugar sem movimento e sem interferência de sons (TV, rádio, barulho da casa, telefone etc.), com luz bem dirigida para a mesa de estudos, facilitando sua visão. Organize o material a ser utilizado para evitar perder tempo desnecessariamente.

Postura correta: sentado frente ao seu material.

Divisão de horário: comece pelas disciplinas que lhe pareçam mais difíceis, intercale com a que apresenta menor grau de dificuldade e por fim estude a que você considerar mais fácil.

O ideal é estudar à tarde as disciplinas cujas aulas você teve de manhã ou vice-versa, pois assim estará reforçando sua aprendizagem e se encontrar dúvidas, estará em condições de desfazê-las junto ao seu professor na aula seguinte.

Quando o professor pergunta: O que você não entendeu? Você é daqueles que responde: não entendi nada! Você tem noção do que está sendo ensinado?

É muito importante sua atenção e dedicação para que suas dúvidas sejam coerentes. Estruture os assuntos não compreendidos e faça as perguntas na próxima aula. Estude! Quem não estuda, além de não saber nada, também não sabem quais são suas dúvidas.

Fazer perguntas em sala de aula é fundamental para que haja uma aprendizagem eficiente.

Alguns passos que facilitam seus estudos:

1) Leia o texto integralmente para captar o sentido e detectar palavras desconhecidas.

2) Use o dicionário regularmente para conhecer e memorizar o sentido das palavras; você estará também enriquecendo seu vocabulário.

3) Faça um resumo ou síntese sobre o assunto abordando os temas mais importantes.

4) Elabore um questionário nas disciplinas que necessitam de memorização.

5) Faça exercícios das disciplinas que os necessitem (Matemática e etc.).

6) Estude sempre com o espírito crítico procurando estabelecer relações e tirar conclusões próprias.

Observação:

Lembramos que todas as regras e normas são para o beneficio do grupo. Por isso colabore em cumpri-las!

Estudar escrevendo. Faça resumos das matérias.

Estudar todos os dias evita que você se sobrecarregue acumulando assuntos variados e torna mais fácil sua aprendizagem; deixar para a última hora reforça a tensão e a ansiedade que surgirão na hora da prova, se você não estudou regular e organizadamente. Por isso o uso do estudar e recordar diariamente.

Agora é só colocar em prática estas sugestões. Bom ano escolar!

Se ainda assim você não se sentir seguro procure auxílio junto à Supervisão, Coordenação ou Direção, que estarão à disposição para ajudá-lo a caminhar com segurança pelos trilhos da aprendizagem.